quinta-feira, 21 de julho de 2016

Sons Belgas + Saudações!

Goeiedag pessoal!!

Hoje foi dia de "aula" no canal Aqui na Bélgica!!
No vídeo, Pieter tímidérrimo nos mostra como fazer o som das letras corretamente, porque essa costuma ser uma das partes mais difíceis do holandês.

No vídeo, treinamos o som do 'H', que lembra o nosso R. Haat (ódio), por exemplo, seria como dizer "rat", com o 'a' mais longo.

Também tentamos explicar que o 'G' é como o H, mas o som sai um pouco do fundo da língua...
Não temos nenhuma letra no alfabeto português cujo som seja parecido... Eu, depois de 4 anos aqui nesse país, ainda tenho dificuldade de falar o G deles... porque muitos de nós, brasileiros - e muitos estrangeiros de diversos países - não conseguem perceber a diferença entre o H e o G. Ou até percebe, mas no dia a dia acaba saindo tudo igual hahahaha... (no filme belga Mariana, sobre a vida e a obra do cantor e compositor belga-italiano Rocco Granata, isso é retratado com bastante humor! Recomendo o filme, aliás!!)

Já o 'R' deles é aquele 'R' paulista, em portugal também se usa o R belga no começo das palavras. Você bate a ponta da língua nos dentes, sabe?

Também lembramos que o 'J' deles tem som de 'i'. 'Jij' significa 'você' e se pronuncia 'iéi'. Confusão né?

Lembrando que este é o holandês da Bélgica, e a forma como é falada, o sotaque, é o que mais diferencia esse holandês do da Holanda! Mas, no fim, dá pra entender os dois, não se preocupe! Mas os holandeses vão perceber que você aprendeu holandês belga quando vocês forem para lá super afiados falando holandês com todo mundo!

Agora, as saudações! Anotem aí e vão ver o vídeo para saber como se pronuncia isso certinho!

Hallo, hoe gaat het?
Olá, como está? *

Alles goed. En met jou?
Tudo bem. E com você?

Alles goed! - ça va
Tudo bem!

Aangenaam!
Muito prazer!


  • 'Het' é a forma deles dizerem "isto". Mas também é necessário para indicar do que você está falando. Nós chamamos de "sujeito oculto" quando não indicamos o sujeito, lembra? Na frase "Como está?" o sujeito é "você", estamos dizendo "como você está", mas mesmo sem o "você", entendemos perfeitamente o que a pessoa quis dizer. No caso do holandês, não tem como dizer "hoe gaat?". Você diz, literalmente "Como vai isto", querendo dizer "como está sua vida, sua situação".
  • 'ça va' é, na verdade, uma expressão francesa muito utilizada na Bélgica. Os holandeses nunca responderiam assim porquê eles não têm qualquer ligação com a França, diferente da Bélgica, que tem o francês como língua oficial também. Salut, como veremos a seguir, também é francês mas dita no país inteiro.


*(Traduzindo literalmente. No vídeo, eu digo "como vai você" porquê este seria a forma mais comum que diríamos no Brasil, para facilitar para os belgas que quiserem usar o vídeo para aprender português. Não, ninguém diz "Oi, como tá?" e você sabe disso, mas os belgas não! hahaha)

Goeiedag!
Bom dia! - mais geral

Goeiemorgen!
Bom dia!

Goeiemiddag!
Boa tarde!

Goeieavond!
Boa noite!

Goeienacht!
Boa noite! - para quem está indo mesmo dormir


  • Não precisa entrar em desespero aqui! O que você está vendo é uma variação do que você já aprendeu lá em cima com os sons! "Goeie" é o mesmo que "Goed". Ele virou "goeie" com o uso do dia a dia, e hoje é a forma oficial. E é mais fácil mesmo! Tente dizer "Rud avond" e "ruiê avond"! A segunda forma é mais suave, não?
  • "Goed dag", "goed morgen", "goed middag"... também está certo, mas entraram em desuso.
  • Sim, eles juntam duas palavras numa só. As vezes 3, as vezes 5. Legais eles, né? Por isso que a gente toma um susto por nada. A palavra é enorme porque ta tudo colado numa coisa só.


Dag!
Tchau!

Tot de volgende keer!
Até a próxima vez!

Tot later!
Até mais tarde!

Tot morgen!
Até amanhã!

Salut!
Tchau!



  • Se você manja de inglês, vai ter percebido que "later" é igual ao "later" inglês, inclusive significam a mesma coisa! E "morgen" na verdade lembra muito a palavra "morning", só que no inglês, "morning" significa só 'manhã' e 'amanhã' se diz "tomorrow". Em holandês, "morgen" significa 'manhã' e 'amanhã', o que facilita tudo! ^_^
  • Alá o francês infiltrado no holandês denovo... 


Gente, esse vídeo foi bem divertido de fazer! Só espero que ajude de verdade a vocês irem pegando os macetes do holandês!!




Tot de volgende keer!!
Saluuuuut!

Nenhum comentário:

Postar um comentário