quarta-feira, 22 de junho de 2016

O lixão belga...

Olá todo mundo!!

Hoje o assunto é... LIXO!

Não sei você na sua cidade, mas na minha terra natal, a reciclagem de lixo era feita pela própria população. As pessoas mais pobrezinhas se acotuvelavam pelas ruas e calçadas atrás de latinhas de cerveja e refrigerante, e havia quem viesse em casa buscar jornais e papeis para vender a empresas maiores, que pagavam centavos por um quilo de papel ou metal.

Qual não foi minha surpresa e encantamento quando cheguei na Bélgica e vi como tudo é aproveitado! O lixo orgânico é separado dos papéis, que é separado dos vidros, que é separado dos metais, e assim por diante. Tudo muito limpo, organizado e barato!

Há quem discorde que este seja um serviço barato, uma vez que você está pagando para jogar seu lixo fora. Mas pergunte para os catadores de latinha brasileiros se eles não prefeririam fazer isso uniformizados, ganhando salários dignos, usando equipamentos de segurança, tendo direito a férias e décimo terceiro? Antes de reclamar dos trintinhas que pagamos por ano para a coleta e reciclagem de lixo na Bélgica, vamos exaltar esse sistema que funciona, não é mesmo? ^_^

Bom, a cada quinzena o seu lixo é coletado na porta da sua casa. Como tudo é separado, seu saco de lixo de 15 litros demora mais para encher do que demoraria no Brasil, onde o lixo é coletado semanalmente.
Mas, se te dá a louca e você resolve fazer aquela faxina bem dada na sua casa, você pode levar todo o lixo para o Container Park, um lugar contendo todos os containers para todos os tipos de lixo possíveis e imagináveis! Desde uma latinha de refri até móveis, madeiras e produtos tóxicos!

Para entender melhor, assista mais esse episódio do canal Aqui na Bélgica!



Nenhum comentário:

Postar um comentário