Documentos Necessários para passear na Bélgica - e/ou Europa



Olá gente chique do meu Brasil, que está planejando visitar a Bélgica num futuro não tão distante!
Esse post é destinado para você!

Segue lendo que eu vou explicar direitinho tudo o que você precisa para vir passear na Bélgica e Europa!

ANTES DE MAIS NADA, SAIBA QUE


  • A Europa está fechando o cerco e ficando mais rígida quanto a entrada de estrangeiros por conta dos recentes ataques terroristas (final de 2015 em Paris e começo de 2016 em Bruxelas). PORÉM, se você trouxer todos os documentos certinho, é muito pouco provável que você seja mandado embora. A Europa gosta de turistas, não importa de onde venham: eles querem que você venha gastar seu rico dinheirinho aqui! Você só precisa tomar cuidado para não ser confundido com um imigrante, mas fica tranquilo que tudo vai dar certo se você seguir as dicas a seguir!
  • Antes de você sair como desesperado querendo a devolução da sua passagem que você comprou antes dos ataques terroristas, eu te digo: CALMA! Não é tão terrível quanto parece! O risco de um novo ataque existe, sim, e não, não dá para prever nem evitar. Mas não deixe de viver essa oportunidade única para muitos brasileiros de visitar a Europa por medo desses radicais idiotas. E pode ter certeza que qualquer cidade aqui na Europa ainda é muito mais segura que a maioria das capitais brasileiras!

Escolhendo uma Companhia Aérea

Eu já vim para a Europa por muitas companhias diferentes e posso dar minha opinião pessoal, mas como eu tenho compromisso com a verdade, vou compartilhar aqui não só minhas próprias experiências mas também a de muitas pessoas que eu conheço e também de pesquisas feitas na internet, ok?

Lugares ideais para Pouso

  • Bélgica: Bruxelas
  • Holanda: Amsterdã 
  • França: Paris
  • Alemanha: Berlim, Munique, Frankfurt
  • Suíça: Zurique
Estes lugares são ideais para pouso porque as pessoas da imigração costumam ser muito gentis e raramente mandam os turistas de volta para casa.

EVITE POUSAR EM

  • Inglaterra: Londres
  • Espanha: Madri, Barcelona
Estes são lugares conhecidos pela rigidês no controle de passagens e vistos. Muitos turistas são mandados de volta para casa mesmo que tenham todos os documentos necessários em mãos. Ali, é uma questão de sorte e fé e do humor do agente do aeroporto...

Lugares Neutros

  • Itália: Roma
  • Portugal: Lisboa, Porto
  • Marrocos: Casablanca
  • Turquia: Istambul
Estes lugares são neutros porque:
  • não tenho idéia de como é chegar na Europa passando por Marrocos ou pela Turquia. 
  • No caso de Portugal, eu não recomendo porque as pessoas que trabalham nos aeroportos portugueses estão sempre de mau-humor e são super antipáticos, e sério, ainda não conheci nenhum brasileiro que tenha passado por Lisboa que não tenha tido alguma experiência desagradável ali. Lamentável! Só que deixam passar. São chatos mas deixam. 
  • Na Itália, onde já fui várias vezes, quase toda santa vez eles implicam com o meu passaporte e me deixam esperando lá uns 10 minutos enquanto vão buscar um supervisor ou algo assim. Isso porque eu tenho que mostrar meu passaporte e permissão belga, mas isso é muito inusitado e confuso para os italianos, aparentemente... mas são gentis, isso sem dúvida.

Companhia Aérea:

Essas são as companhias que eu recomendo:
  • KLM
  • Luftanza
  • Air France
  • Swiss
  • TAP
Essas são as que eu conheço e recomendo pelas ótimas refeições, entretenimento e gentileza a bordo!
Se quiserem saber mais detalhes, eu comparo os vôos que fiz com a TAP e com a Air France nesse outro blog meu AQUI.


Documentos necessários para entrar na Europa


Esses são os documentos que te pedem quando você chega no aeroporto europeu:

  • Passaporte válido por, no mínimo, 6 meses. Ou seja: se seu passaporte vence em dezembro e você está pensando em ir para a Europa em setembro, não deixe de renovar esse passaporte! O novo passaporte fica pronto em 10 dias!
  • Passagem de ida e volta com data de 90 dias ou menos. Todo brasileiro pode ficar na Europa por 90 dias sem necessidade de nenhum visto especial. Mas atenção: 90 dias não é igual a três meses! Existem meses com 31 dias, então não esqueça de fazer as contas antes de marcar sua viagem!
  • Cartão Internacional e uma quantia de 50 euros por dia. Se você não tem um Visa ou um MasterCard ou Maestro Internacional, vá até uma casa de Câmbio (como a Western Union), compre os seus euros e já faça um cartão internacional lá mesmo. A conta para saber quantos euros você precisa trazer é tipo assim: "Vou ficar 15 dias na Europa. Preciso de 50 euros por dia. 15 vezes 50 é igual a 750. Então preciso de 750 euros!" Peça pelo comprovante da casa de câmbio contendo o valor que você comprou em euros para poder mostrar para os agentes de imigração europeus.
    Dica: Traga metade desses euros em espécie (em dinheiro, papel!) porque nem todos os lugares na Bélgica e Europa aceitam cartão de crédito e sacar esse dinheiro num caixa eletrônico custa dinheiro!  
  • Seguro Saúde que cubra 30 mil euros. "30 mil???" Calma! Esse seguro saúde não vai custar mais que uns 300 reais, mas se você precisar ser hospitalizado na Europa, suas despezas serão pagas por esse seguro. Esse seguro-saúde pode ser comprado em uma agência de viagens ou na mesma casa de câmbio em que você conseguir seu cartão internacional.
  • Reservas de hotéis ou Carta Convite. As reservas de hotéis devem, obviamente, cobrir todos os dias que você for ficar na Europa. Se você for se hospedar por alguns ou todos os dias na casa de um amigo ou parente europeu, você vai precisar de uma carta-convite. A carta-convite é uma carta escrita pela pessoa que vai te receber na Europa e deve conter todas as informações oficiais dela, além da pessoa dizer, na carta, que será seu responsável e estará disponível para as autoridades. Segue o modelo em inglês e o texto em vermelho entre aspas deve ser substituído: 

Data e Local
(Nome do cidadão europeu)
(Endereço Completo dele)
(Telefones para contato)

To immigration Officer / Consular Officer

To whom it may concern,

I, (Nome do cidadão europeu)(estado civil)(ocupação), holder of the Passport (número de identidade), residing at (endereço completo), hereby declare to all effects and purposes, that I invite (seu nome)(sua nacionalidade)(sua profissão), holder of Passport (número do seu passaporte) and resident at (seu endereço completo) to visit me from (data de entrada na Europa) to (data de saída). I’m (friend (amigo), uncle (tio), cousin (primo), etc) of (seu nome) and clarify that (seu nome) will stay at my residense during the entire period of (his/her) time in (cidade e país onde o europeu mora).

(Seu nome) travels as a tourist and will fund (his/her) own trip. In attachment, I provide documents that prove my (nationality (no caso dele ser europeu) ou my regular situation with immigration (no caso de apenas ter permissão para estar no país). I am available for any clarifications that are necessary

Best Regards,
______________________________
Signature


Obs.: o ideal é que a carta seja escrita na língua oficial do país ou região. No caso da Bélgica, ela pode ser escrita em francês, holandês, alemão ou inglês mesmo.

Passando pela imigração...


Olha, muita gente que é mochileiro de primeira viagem tem medo dessa tal "imigração". Se você não está pensando em ficar ilegal no país ou se não está trazendo nada ilegal na bagagem, não há nada o que  temer. Os agentes da maioria dos países, como já disse lá em cima, são gentis e querem que você venha vistar a Europa, então você é, sim, bem-vindo aqui. Só que eles não têm como saber suas reais intenções, então se eles começarem a fazer perguntas, responda honestamente e não fique magoado, levando isso pro lado pessoal, eles só estão fazendo o trabalho deles.
Minhas dicas para passar por ali numa boa:

  • Seja gentil! Ser arredio com os agentes não te traz qualquer vantagem! Traga um sorriso no rosto e uma atitude positiva, sem perder a seriedade, lógico.
  • Responda tudo o que perguntarem honestamente. Se você tem um namorado e vai conhecê-lo pela primeira vez pessoalmente, por exemplo, não hesite em dizer isso a eles se eles te perguntarem. Quando eu vim pela primeira vez, me aconselharam a mentir e dizer que estava simplesmente a passeio, porque dizer que tenho um namorado belga podia fazer com que eles evitassem a minha entrada já que as chances de eu ficar era grande. A verdade é que a probabilidade de você querer ficar por ter um amor europeu é a mesma de ele querer ir embora com você pro Brasil, não é verdade? Os agentes de imigração não ligam de você ser um potencial imigrante! Eles não tem nada a ver com isso! O que eles querem evitar é a entrada de imigrantes ilegais! Dizer a verdade soa mais natural (porque é!) e evita constrangimentos como você se perder numa história inventada e aí sim chamar a atenção dos agentes...
  • Seja prático! Ao entrar na fila para passar pela imigração, já vá deixando acessíveis todos os documentos que trouxe. De preferência, leve-os todos em uma pastinha na sua bagagem de mão e segure essa pastinha nas mãos quando estiver chegando a sua vez! Ainda que eles estejam de extremo bom humor e não te peçam nenhum dos documentos, só de você tê-los em mãos já é um indicativo que você veio bem informado e preparado, e eles adoram gente assim!
  • Não enrole! A fila de turistas e imigrantes é enorme, você vai ver. Responda APENAS o que te perguntarem e, mesmo que o agente seja um amor de pessoa e você se sinta tão a vontade que queira compartilhar toda a sua experiência com aquele simpático senhor, lembre-se que ele não está ali para fazer amigos! 
  • Lembre-se: todos são livres para ir e vir! Você tem esse direito, não tenha medo! Estrangeiros entram diariamente e AOS MONTES tanto na Europa quanto no Brasil. Não se sinta invadindo nada. Se por um acaso você for barrado, questione!!

Passando pela imigração, você está livre, leve e solto para começar a FERVER NA EUROPA!! UHUUUL!!



DICA DE OURO: Ainda no aeroporto, procure alguma loja que venda chips Doritos? para celular europeus, porque acredite em mim quando te digo que Claro, Tim, Oi e Vivo não funcionam aqui - mesmo quando eles dizem que sim. 

Boa viagem!!





19 comentários:

  1. Mas 50 euros é muito haha
    Tipo, eu vou pra ver uma pessoa , não fazer turismo em si
    Como posso provar isso? é necessário 50 mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha Anônimo... você tendo um cartão internacional, ta tudo bem. Na verdade, as pessoas com quem tenho falado passaram tranquilamente pela imigração nos ultimos meses. Parece que eles deram uma relaxada no controle.
      É claro que é sempre um risco vir sem os documentos que eles exigem, mas se você não tem esse dinheiro e quer vir sem medo de ser barrado, seja honesto na carta convite: a pessoa que você vem visitar deve escrever que você vem para vê-la e ela se responsabiliza tanto pela sua estadia quanto pela sua situação financeira! Creio que isso seja o suficiente para deixarem você entrar!

      Excluir
  2. Me Chamo Thiago tudo bem ? Meus parabéns pela pagina, conteúdo muito bom e de fácil entendimento, a atenção que da a todos e excepcional !!! Só agora vim ver que ja te seguia no youtube, curto muito seus videos, meus parabéns mesmo !!! pretendo ir para Bruxelas em setembro e não vou mentir vou com o desejo de me estabelecer la, tenho uma amiga que vai me ajudar nesse ponto, mas tenho la minhas preocupações com imigração, adaptação, vida de imigrante ai. Meu sonho sempre foi ir para os EUA mas dei uma esfriada depois de ver todos os custos e o processo que é para tirar um visto pra entrar no pais, como pra Bélgica me pareceu mais fácil eu optei por tentar a vida ai. Uma outra duvida, eu teria que ter esse cartão internacional ou poderia levar todo o valor em especie ou na carta convite já seria suficiente a minha amiga assumir a responsabilidade por mim ? desde já, obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anonimo!! Desculpa a demora pra responder, espero que ainda dê tempo de te orientar!!
      Olha, aqui não está fácil para arrumar emprego, já te aviso isso. Seria muuuuito útil você vir com inglês ou uma das línguas oficiais, pq só som o português amigo é muito difícil... não quero te desanimar, de forma alguma, apenas te dar uma visão realista da situação aqui, ta?
      Adaptação depende muito da circunstância e do seu ambiente: você disse que tem uma amiga, isso já ajuda pq ela vai te orientar com tudo (espero que ela já esteja adaptada rsrsrs). Se a região onde vai morar tem outros imigrantes ou até mesmo outros brasileiros ou, se não, se os belgas dessa região tratam imigrantes gentilmente. Se você tem dinheiro suficiente para se manter enquanto não arrumar um trabalho, pq passar necessidade traumatiza qualquer pessoa e você vai sempre linkar esse trauma com o país, enfim. Eu me adaptei super bem com a ajuda do meu namorado belga e da familia dele, que me receberam super bem aqui e me deram todo o suporte necessario pra me estabelecer. Entende? Tem muita gente que pega raiva da Bélgica e dos belgas porque tiveram o azar de topar com gente ruim... mas vai de cada experiência. Venha com uma mente aberta e positiva pq esse país é maravilhoso e se não for pra você, provavelmente é porque a região e as pessoas com quem você lida não te acolheram como deveriam. :-)
      Você pode trazer todo seu dinheiro em espécie, não se preocupe! Mas guarda bem, pelo amor de Deus não seja roubado!
      A carta convite é arriscada nesse caso. Ela tb está ilegal aqui? Pq, se sim, desencana da carta convite, eles vão verificar e ver que sua responsável está ilegal e vc e ela vão ser deportados. O ideal seria vc ter reservas de hoteis com você.
      Bjo e boa sorte!

      Excluir
  3. Oi vou p Bélgica como meu amigo faz a carta convite,e o q devo levar etc. É tal,e agradeço desde já pela atenção,e tbm qual o melhor país nesse momento,q a imigração,ta pegando leve ,.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, ta tudo explicadinho aqui no post, querido! :-o
      Agora, ultimamente eles estão pegando leve nos aeroportos: até mesmo na Espanha, que barravam bastante no passado, pessoal ta entrando numa boa. Então não se preocupe!! Pede pro seu amigo ver esse post pra copiar a carta convite!

      Excluir
  4. boa tarde! amei o seu post, e esta me ajudando bastante! Gostaria que me ajudasse com algumas informações por favor, no dia 22 deste mês, estaremos indo para bruxelas eu meu esposo e meu filho(10 meses de idade), meu pai já tem alguns anos na belgica, esta estabelecido e tem cidadania italiana. Ele fará a carta convite para nós. Primeiramente, como vamos viajar nos 3, a carta convite tem de ser feita individualmente ou apenas 1 carta convite pode servir para nós tres? e no caso dos euros, estamos pensando levar 1.500 euros, esses euros tem que estar repartido entre nos dois? ou apenas meu esposo pode arcar com os custos da viagem levando o cartao internacional dele + 1.500 euros? as perguntas podem parecer idiotas, mais o medo de errar fala mais alto! desde já obrigada!

    ResponderExcluir
  5. Ola! Sim, uma carta convite é o suficiente! Mas seu pai deve mencionar os três nomes e documentos de vcs! E qto ao dinheiro, um cartão internacional é o suficiente mas diga ao seu pai pra colocar na carta-convite q ele vai se responsabilizar tb pelos gastos e despesas de vcs. Boa sorte!

    ResponderExcluir
  6. Olá, vou para a Bélgica com meu filho de sete anos. Na carta convite só consta o meu nome. Tem algum problema?

    ResponderExcluir
  7. Olá , amei seu post, entendi tudo mais tenho uma dúvida isis me responda por favor! tenho um namorado vitual bélga só estamos com 5 meses de conversas , então ele virá ao Brasil em março de 2019 e quer que eu vá com ele , estamos muito apaixonados , então ele vai trazer a carta convite e as passagens minhas e do meu cachorrinho , minha dúvida é posso dizer que vou ficar na casa do meu namorado ? ou falo que somos apenas amigos ? eu irei como turista ,com passagens para um mês e se gostar ficarei os 90 dias .. depois retornarei ao Brasil.. um grande beijo já sou sua escrita adoro vc ! você é muito linda e símpática beijos😘😘😘

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Olá, eu e minha esposa conseguimos o visto D para trabalho como profissionais autônomos, agora pretendemos ir para Bruxelas mês que vem, só que não sabemos o que alegar na imigração, nos primeiros dias ficaremos eu um hotel, ate alugarmos um apartamento. Se puder nos dar umas dicas, agradecemos.

    ResponderExcluir
  10. Olá boa tarde, eu estou viajando para Bruxelas dias 06 de abril, mas vou fazer a conexão em madrid. Tenho seguro, passaporte, 840 euros e cartao de credito com bandeira internacional. preciso levar extrato para provar que tem limite????
    Outra dúvida, vou ficar 15 dias, mas só fiz reserva no hostel de 5 dias. Detalhe tenho uma carta convite que meu amigo belga fez pela internet e mandou a cópia da identidade dele, sem registra-la. Será que tenho problema em relação a situação da reserva??? Preciso mostrar essa carta convite que ele fez????
    Outra coisa. Estamos em inicio de relacionamento, preciso falar isso na imigração?

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Ola, boa tarde! Eu e uma amiga estamos indo para portugal em Novembro, temos uma carta convite de um parente, mas pretendo visitar um amigo em Bruxelas, no entanto, ele nao tem visto definitivo ainda, entao nao pode fazer a carta convite, será q corremos risco de nao conseguir entrar? Nossa viagem sera de AMS de trem para Bruxelas.

    ResponderExcluir
  13. Fui para a Bélgica no ano de 2018 como turista mas meu visto venceu e acabou que eu fiquei mais 1 mês, quando retornei e fui passar pra pegar voo voltando eles questionaram pq tinha ficado ilegal 1 mês aí expliquei a situação, mas agr quero voltar... Ser a que vai haver alguma implicação?

    ResponderExcluir
  14. Esse cartão internacional é obrigada levar? Ou eu posso levar só o dinheiro em espécie?

    ResponderExcluir